Responsáveis pelo site: Dr. Ricardo Godinho | Drª Tânia Sih
Fale Conosco

Inseto no ouvido

Muitas pessoas já experimentaram a experiência desagradável de sentir um inseto se movimentando no canal auditivo. E, infelizmente, isso também pode acontecer com as crianças. Elas ficam bastante ansiosas e as menores podem chorar muito. Felizmente, na maioria das vezes, conseguem informar sobre a presença do “bichinho no ouvido”.

As crianças menores, com purgação de ouvido, estão mais propensas a este problema, uma vez que a secreção pode atrair os insetos. Neste caso, é necessária a limpeza frequente do ouvido doente.

 

O QUE FAZER?

Em situação de emergência, você poderá pingar algumas gotas de óleo (óleo mineral, óleo de cozinha, azeite) para imobilizar o inseto e aliviar o sofrimento da criança. O óleo escoará e poderá trazer o inseto para fora.

É sempre importante que a avaliação do canal do ouvido seja realizada pelo otorrino para a verificação da presença de restos do inseto e de pequenas feridas na pele ou no tímpano que deverão ser tratadas.

Com frequência, é necessária a retirada do inseto no consultório do otorrino, com o auxílio de material adequado.

Texto extraído do livro Cuidando dos Ouvidos, Nariz e Garganta das Crianças – Guia de Orientação. Escrito pela Dra. Tania Sih e Dr. Ricardo Godinho – São Paulo 2018 (Primeira Edição em 2005).