Responsáveis pelo site: Dr. Ricardo Godinho | Drª Tânia Sih
Fale Conosco

“Ínguas” no pescoço

“Íngua” é um termo leigo que se refere a um processo inflamatório nos linfonodos do pescoço denominado enfartamento ganglionar.

Os linfonodos são importantes órgãos de defesa, que se localizam no pescoço e funcionam como um filtro, que aumenta de tamanho quando existe algum processo inflamatório na garganta. Nesse momento, eles estão preparados para combater os microorganismos causadores das dores de garganta. Figuradamente, a “íngua” funciona como um “quartel”, que aumenta de tamanho quando seus “soldados”, os anticorpos, se preparam para combater os inimigos, que são as infecções.

As “ínguas” devem voltar ao tamanho normal algumas semanas após a cura da infecção de garganta. Caso isso não aconteça, peça ao médico para fazer uma nova avaliação da criança; as “ínguas” no pescoço também podem ser causadas por outros motivos (infecções, tumores), daí a necessidade de avaliação médica.

Texto extraído do livro Cuidando dos Ouvidos, Nariz e Garganta das Crianças – Guia de Orientação. Escrito pela Dra. Tania Sih e Dr. Ricardo Godinho – São Paulo 2018 (Primeira Edição em 2005).