Responsáveis pelo site: Dr. Ricardo Godinho | Drª Tânia Sih
Fale Conosco

Implante coclear

Trata-se de um receptor de som com um fio, que contém um canal de eletrodos, instalado diretamente na cóclea. Os eletrodos transmitem os sinais sonoros para a cóclea. Externamente é adaptada uma pequena antena que transmite para o receptor sinais de radiofrequência captados por um microfone fixado atrás da orelha.

São fundamentais as avaliações médica e psicológica nas quais são considerados fatores como idade, causa da surdez, linguagem, situação psicológica e integração social.

A cirurgia para a colocação do implante coclear não está indicada em todos os casos de surdez. Após a cirurgia é necessário que a criança aprenda a escutar e desenvolva a linguagem oral. Trata-se de um processo longo e que exigirá muita dedicação da família. Quando a criança começar a falar, todos os esforços serão recompensados!

Texto extraído do livro Cuidando dos Ouvidos, Nariz e Garganta das Crianças – Guia de Orientação. Escrito pela Dra. Tania Sih e Dr. Ricardo Godinho – São Paulo 2018 (Primeira Edição em 2005).