Responsáveis pelo site: Dr. Ricardo Godinho | Drª Tânia Sih
Fale Conosco

Faringites

As faringites têm múltiplas origens e podem estar associadas à dor, à febre, à coceira e ao pigarro.

Os vírus podem causar dor de garganta, febre, dor no corpo, congestão nasal, coriza (secreção aquosa que escorre pelo nariz) e vermelhidão nos olhos. Esses episódios geralmente estão associados às gripes e aos resfriados.

A herpangina é uma infecção viral que causa feridas muito dolorosas (aftas) no céu da boca e próximo das amígdalas. A criança apresenta febre alta, salivação em excesso, para de se alimentar e fica extremamente irritada.

No caso de gengivoestomatite herpética, também causada por um vírus, além das aftas ocorre uma inflamação intensa na gengiva. O tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos e sprays com anestésicos.

A dor de garganta está presente nas faringites associadas à alergia (faringite alérgica) e ao hábito incorreto de respirar pela boca.

Em algumas crianças, o suco gástrico ácido, que é produzido no estômago, pode voltar para a faringe (refluxo gastresofágico) e causar irritação na garganta, pigarro, dor e tosse.

Texto extraído do livro Cuidando dos Ouvidos, Nariz e Garganta das Crianças – Guia de Orientação. Escrito pela Dra. Tania Sih e Dr. Ricardo Godinho – São Paulo 2018 (Primeira Edição em 2005).