Responsáveis pelo site: Dr. Ricardo Godinho | Drª Tânia Sih
Fale Conosco

Chiado ao inspirar ou laringomalacia

Alguns bebês apresentam “chiado” ou “ronqueira” ao inspirar, sendo mais evidente durante as mamadas ou quando choram. Este “chiado” é conhecido como estridor.

O estridor pode estar presente ao nascimento ou se manifestar logo após as primeiras semanas de vida, quando o bebê se movimenta mais. Esse barulho, que assusta muito os pais, é causado por uma alteração na estrutura da laringe que a torna mais “amolecida” ou malacia, e causa a obstrução da passagem do ar quando o bebê inspira ou “puxa” o ar.

Dependendo do grau da malacia, a criança pode perder o fôlego. Na maioria das vezes, há uma melhora espontânea antes de a criança completar dois anos de idade. Nesse período, os bebês devem ser levados ao médico sempre que tiverem mais dificuldade para respirar, o que geralmente ocorre durante os resfriados e a gripe.

Aqueles bebês que não conseguem se alimentar adequadamente e não ganham peso devido à laringomalacia podem se beneficiar da cirurgia indicada para esse caso, denominada supraglotoplastia.

O diagnóstico é confirmado por meio da videofibrolaringoscopia. Esse exame filma a laringe em movimento e dispensa anestesia geral.

Texto extraído do livro Cuidando dos Ouvidos, Nariz e Garganta das Crianças – Guia de Orientação. Escrito pela Dra. Tania Sih e Dr. Ricardo Godinho – São Paulo 2018 (Primeira Edição em 2005).