Responsáveis pelo site: Dr. Ricardo Godinho | Drª Tânia Sih
Fale Conosco

Amigdalites frequentes

De maneira geral, as infecções respiratórias podem estar associadas a alguns fatores predisponentes, como má nutrição, anemia, doenças do sistema imunológico – formado por células responsáveis pela defesa do nosso organismo – e também pela exposição frequente à fumaça de cigarro e a ambientes poluídos. As crianças que respiram pela boca podem ter mais dor de garganta e infecções. As crianças que frequentam creches ou berçários podem estar mais predispostas às infecções das vias aéreas.

Por isso, o tratamento da anemia e as mudanças de hábitos ou de ambiente podem favorecer o tratamento das amigdalites.

Os adolescentes podem experimentar um número maior de amigdalites em momentos estressantes, tais como vestibular, mudança de casa ou cidade, rompimento de namoro, separação dos pais, etc.

Quando a criança apresenta muitas infecções das amígdalas em curto espaço de tempo – quatro episódios em um ano ou três episódios em seis meses –, é importante a avaliação feita pelo especialista.

Texto extraído do livro Cuidando dos Ouvidos, Nariz e Garganta das Crianças – Guia de Orientação. Escrito pela Dra. Tania Sih e Dr. Ricardo Godinho – São Paulo 2018 (Primeira Edição em 2005).